1) Textos que serão trabalhados na sala de aula:
HAGUETTI, Metodologias Qualitativas na Sociologia (v. na xerox do ICHCA)
RIBEIRO, J. As Entrevistas em Antropologia (pp. 268 a 293) (v. na xerox do ICHCA)
2) Trabalhar o projeto de pesquisa seguindo o roteiro sugerido no item anterior.
Continuar com a orientação teórica baseada em levantamento bibliográfico.
3) Elaborar um Cronograma de atividades, sugiro seguir modelo de acordo com os objetivos da pesquisa (caso tenha proposta de levantamento de dados documentais, etnográficos, quantitativos, etc.), sugiro inserir a própria elaboração do projeto de pesquisa. Segue abaixo um modelo referência, lembrando que as etapas se relacionam com o tipo de proposta de pesquisa (ex. se é quantitativa, qualitativa, documental, os objetivos da pesquisa, métodos e técnicas utilizados, etc.]:
ATIVIDADES
|
ANO/MESES
|
|||||||||||||
2013
|
2014
|
|
|
|||||||||||
jul
|
|
set
|
out
|
nov
|
DEZ
|
JAN
|
fev
|
mar
|
abr
|
MAI
|
JUN |
|||
Levantamento de Dados Bibliográficos e Documentais
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Pesquisa de
Campo:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
(citar diferentes contextos de pesquisa, locais, etc.)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Organização de
dados /tabulação de dados quantitativos
Organização de dados etnográficos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Análise de dados bibliográficos (do levantamento de dados bibliográficos/documentais, etc.)
Análise de dados etnográficos (da pesquisa de campo, diferentes fontes [diário de campo, observação, história de vida, entrevistas, etc.]
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Elaboração do Relatório Parcial de Pesquisa
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||
Redação da monografia
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4) Sugiro utilizar os dois textos acima (HAGUETTI e de RIBEIRO) no projeto de pesquisa caso seja relevante para sua proposta. Pensar nas técnicas coerentes para serem utilizadas na proposta da pesquisa!
5) Sobre o LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, Orientação teórica: ANÁLISE DE CONTEÚDO: Trabalhando BIBLIOGRAFIA selecionada sobre orientação teórica e/ou etnografias (pesquisas empíricas sobre assunto da pesquisa de seu interesse teórico voltado para trabalho final de curso).
ATENÇÃO:
É importante fazer análise de conteúdo (no final
da ficha-citação dos textos selecionados para investigação): LEMBRANDO QUE *Ficha-citação é feita através da referência
bibliográfica completa no início da ficha, e a retirada de várias citações de
partes do texto contendo o número da página de onde cada trecho foi retirado. O
objetivo é extrair do texto partes importantes para compreensão dos conteúdos e
reunir citações importantes para serem utilizadas posteriormente em produção
acadêmica.
**Análise de conteúdo: Seguindo o item 3.3. do texto
de CAPPELLI, MELO e GONÇALVES (2003) <http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/251/248>, sugiro destacar o seguinte:
a) análise temática (como o/a autor/a organiza em
diferentes categorizações o assunto/pesquisa que aborda),
b) análise representacional (como o autor se refere
aos pesquisados (pessoas, coisas, acontecimentos, etc.) e a linguagem utilizada
que reflete opiniões, resultados, generalizações sobre o assunto pesquisado),
c) análise da expressão (explorar quem é o autor,
sua formação acadêmica e orientação teórica para compreensão da estrutura da
narrativa utilizada),
d) análise das relações (retirar elementos
relacionais dentro do texto que o autor utiliza: –apresentação de
co-ocorrências e/ou apresentação de estrutura relacionando fenômenos diversos),
e) análise de enunciação (descrição de estilo e elementos e figuras da retórica
utilizados pelo autor).
ESTAREMOS DISCUTINDO ESSE TEXTO NA PRÓXIMA AULA, DAÍ TEREMOS APRESENTAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUE POSSAM SER UTILIZADOS NA PROPOSTA DE PESQUISA (textos de HAGUETTI e de RIBEIRO) e estaremos entrando na parte de análise de dados através do texto de CAPPELLI, MELO e GONÇALVES (2003) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário